Trio gestor: saiba a importância desses profissionais para a educação

 

Fazer uma escola cumprir seu propósito definitivamente não é uma tarefa fácil. Existem inúmeros desafios: promover a qualidade pedagógica, capacitar docentes e colaboradores, garantir o cumprimento das leis e normas, zelar pela saúde financeira da empresa… Para que tudo isso aconteça, o trio gestor precisa trabalhar de forma alinhada, sempre visando o sucesso e o crescimento da instituição.

Mas você sabe quem são os profissionais que compõem o trio gestor? Neste post, vamos falar de cada um deles e suas atribuições. Também mostraremos como você pode se preparar para conquistar esses cargos e fazer um excelente trabalho.

O que é o trio gestor?

O trio gestor é formado por três profissionais que são responsáveis pela condução da escola: o diretor, o coordenador pedagógico e o supervisor de ensino. Enquanto os dois primeiros trabalham localmente, o terceiro é um funcionário público designado para esse cargo.

A seguir, vamos explicar qual é o papel que eles desempenham e como se relacionam:

1. Diretor

Do ponto de vista administrativo e legal, o diretor é o responsável pela escola. Cabe a ele estabelecer metas para a instituição, assinar a documentação e responder judicialmente pelo que acontece naquele espaço. Também é sua atribuição relacionar-se com a comunidade e autoridades.

Embora o diretor conte com o coordenador para promover a qualidade de ensino, legalmente ele responde também pelos aspectos pedagógicos. Ele é o líder da instituição, o profissional que articula o trabalho de todos os outros colaboradores.

Embora em algumas escolas os diretores deleguem algumas de suas funções, o fato é que sua rotina é geralmente tomada por questões administrativas. Ele faz a gestão financeira da instituição, planeja e executa ações para conservação e ampliação do espaço escolar, identifica necessidades de pessoal e contrata funcionários, além de atender os pais.

Em diversas escolas, o diretor também é responsável pela disciplina. Assim, cabe a ele receber alunos que não apresentam um comportamento inadequado para o ambiente escolar, orientá-los, tomar as decisões cabíveis e, quando necessário, chamar os pais. No entanto, em muitas escolas essa função disciplinar é delegada a um associado da direção.

Uma das funções do diretor que merece muita atenção é a conformidade com as normas e exigências legais. Ao receber as orientações dos órgãos competentes, cabe a esse profissional interpretá-las e orientar o grupo quanto à implementação.

2. Coordenador pedagógico

Uma das principais necessidades de uma escola é oferecer um ensino de qualidade, por meio de metodologias eficazes e aplicadas por profissionais qualificados. Portanto, alinhado ao diretor, o coordenador é a peça do trio gestor que planeja e implementa esse processo de melhoria contínua.

É papel do coordenador pedagógico capacitar seu grupo (professores) para que eles estejam aptos a promover a aprendizagem de todos os tipos de alunos. Para isso, ele precisa conhecer diferentes técnicas de ensino e abordagens didáticas diversas, bem como estratégias para potencializar a aprendizagem.

Portanto, o coordenador deve se reunir com o professor para analisar os perfis das turmas e dos alunos, de forma individual. Eles analisarão dados para identificar dificuldades e lacunas de aprendizagem, e o que pode ser feito para sanar esses problemas e tornar os alunos aptos para assimilarem o conteúdo.

Com essas informações, o coordenador pode sugerir ao professor estratégias para melhorar o rendimento dos alunos. Por isso, quanto mais ele conhecer sobre metodologias e recursos didáticos, mais ele terá a oferecer ao educador.

Esse acompanhamento do trabalho de cada professor é indispensável. No entanto, o coordenador também é responsável pela capacitação coletiva do grupo. Ele pode promover cursos, oficinas pedagógicas, trazer palestrantes e incentivar a leitura conjunta de uma obra, por exemplo.

De forma geral, podemos afirmar que o coordenador tem um papel fundamental no planejamento e na construção do projeto político-pedagógico. Ele ainda deve acompanhar a rotina escolar para verificar se esse plano está sendo cumprido e disponibilizar o conhecimento e os recursos necessários para que o professor faça um excelente trabalho em sala de aula.

3. Supervisor escolar

Diferentemente do diretor e do coordenador pedagógico, o supervisor escolar é um funcionário público ligado à Secretaria de Educação. Ele deve ser um especialista em legislação educacional, pois é seu papel prestar apoio e orientações às escolas, bem como averiguar o cumprimento das normas.

Portanto, o supervisor escolar tem dois papéis principais. O primeiro deles é consultivo, e visa prestar apoio técnico, administrativo e pedagógico às instituições para as quais foi designado.

Assim, se o diretor, o coordenador ou o secretário escolar têm qualquer dúvida quanto à aplicação de normas e leis, eles devem buscar respostas com o supervisor escolar. Seguindo a orientação desse profissional, eles poderão implementar de forma adequada as políticas públicas para a educação.

Além desse papel consultivo, o supervisor escolar também fiscaliza a escola. Ele deve averiguar o cumprimento dos dias letivos, do projeto político-pedagógico e do Plano Educacional. Esse último documento é elaborado pela Secretaria de Ensino.

Com base nos dados que mostram o desempenho dos alunos e indicadores de aprendizagem, o supervisor escolar avalia se a escola oferece um ensino de qualidade. Então, ele pode orientar o diretor e o coordenador pedagógico quanto à implementação de ações de melhoria.

TRIO GESTOR

Como o trio gestor pode se qualificar?

Se você tem a intenção de crescer na sua carreira como educador desempenhando alguma dessas funções, é muito importante buscar capacitação. O supervisor escolar é um funcionário público. Portanto, para conquistar o cargo, ele precisa passar em concurso.

Para isso, o trio gestor precisa conhecer de forma profunda todo o conteúdo previsto em editais, com especial destaque para a legislação educacional. Uma especialização nessa área, além de prover esse conhecimento, pode ajudá-lo a conquistar pontos adicionais na prova de títulos.

Quanto ao diretor e ao coordenador pedagógico, é importante que eles identifiquem as principais dificuldades que encontram no exercício da função e busquem qualificação adequada. Atualmente, existem inúmeros cursos que permitem adquirir esse conhecimento para melhorar a qualidade da instituição e o serviço prestado aos alunos e à comunidade.

Entendeu quem são os componentes do trio gestor e suas funções? Gostaria de se preparar para conquistar esses cargos? Então, não perca tempo! Clique nos links que aparecem ao longo do texto e conheça os cursos que podem ajudá-lo a alcançar esse objetivo!

 

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Concurso público: como se preparar para conquistar o cargo desejado?;

Prova de Títulos em Concurso Público: O Que é e Como Transforma-lá em Vantagem Competitiva?;

Compartilhe

AVENIDA JOÃO FERREIRA PINTO, N°: 69 - SALA 106 BAIRRO: CENTRO, CIDADE: RESENDE - RJ, CEP: 27510-071.

(24) 3326 – 5281

faveniresende@gmail.com

Segunda a sexta: 14h as 20h / Nos sábados: 10h as 14h.