Tutor EAD: entenda por que essa é a oportunidade do momento!

 

1 em cada 3 estudantes brasileiros da graduação já estão matriculados em cursos a distância. Esses são os dados divulgados pelo Inep, que é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Essa revolução no Ensino Superior beneficia não só os estudantes, mas também cria oportunidades para quem pretende atuar como tutor EAD.

Se você já trabalha na área da Educação, sabe exatamente o que isso representa. Para muitos profissionais, essa pode ser uma chance de obter renda extra sem necessariamente assumir outras turmas no ensino presencial.

Dessa forma, o educador consegue conciliar o aumento dos ganhos com a manutenção da qualidade de vida, já que o trabalho em sala de aula costuma ser bem mais desgastante que as atividades de tutoria. Uma prova disso é a quantidade de professores com a Síndrome de Burnout.

E você, já pensou em ser um tutor EAD? Quer saber quais são as vantagens desse cargo? Então, continue a leitura! Vamos falar sobre a importância dessa função e como se preparar para aproveitar as oportunidades desse mercado. Veja a seguir!

Leia também: Síndrome de Burnout: por que afeta tantos educadores?

Qual é o papel do tutor EAD?

TUTOR EADNos cursos a distância, o aluno não tem um contato direto com os professores. Embora grande parte das pessoas se adaptem à modalidade de ensino 1:1, elas também podem ter dúvidas ou necessitar de algum auxílio para cumprirem o programa proposto pela instituição.

Por isso, na EAD o tutor tem um papel essencial. Esse profissional é a ponte entre o aluno e a instituição de ensino, ajudando-o a completar sua trajetória de aprendizagem com o melhor rendimento acadêmico possível.

Portanto, o papel do tutor EAD é conduzir o aluno pelo processo de aprendizagem, sempre que ele precisar desse auxílio. Ele fica disponível para tirar dúvidas, corrigir provas e exercícios, orientar quanto ao cumprimento dos requisitos acadêmicos e potencializar a construção de competências.

Por outro lado, o tutor EAD também pode ser uma peça fundamental para a instituição melhorar seus programas de ensino e material didático. Ele tem contato direto com os alunos e tem conhecimento para apontar quais são os tópicos que geram mais dúvidas.

Dessa forma, a instituição consegue melhorar seu material didático ou a abordagem do tema. Esse aperfeiçoamento contribui para a que a aprendizagem flua cada vez melhor, fazendo com que o curso se destaque das opções oferecidas pela concorrência.

Por que se tornar um tutor EAD?

A tutoria EAD é uma excelente opção tanto para profissionais da educação que querem mudar o foco da carreira quanto para aqueles que desejam continuar lecionando, mas precisam complementar sua renda com alguma outra atividade.

Veja por que a função de tutor EAD pode ser excelente para sua carreira, também:

1. Complementação de renda

Muitos educadores amam sua profissão, mas sentem a necessidade de complementar a renda. A alternativa tradicional é aceitar novas turmas, dobrar (ou triplicar) períodos, assumindo uma carga horária sobre-humana.

Porém, quem trabalha em educação sabe que essa dupla ou tripla jornada é extremamente desgastante. Além do trabalho em sala de aula, o professor precisa preparar o conteúdo e atividades, elaborar e corrigir avaliações, além de todos os relatórios burocráticos.

A tutoria EAD é uma alternativa menos desgastante para complementação da renda. Apesar da responsabilidade da função, o educador lida com adultos. Além disso, ele geralmente consegue trabalhar em sua própria casa e poupa o tempo do deslocamento, de eventuais aulas vagas, e assim por diante.

Portanto, é muito mais fácil conciliar a tutoria EAD com a sala de aula do que lecionar em vários períodos ou até mesmo em instituições diferentes.

2. Alta demanda

Ao contrário de outras profissões que estão morrendo, o mercado tem uma alta demanda por tutores EAD. Isso acontece graças ao crescimento do ensino a distância e à expansão da modalidade 1:1.

Só entre os anos de 2017 e 2018, a EAD cresceu 133% no Brasil. Esses números são muito diferentes do ensino presencial, em que houve um aumento de apenas 0,5% na quantidade de alunos. Portanto, essa é uma área com projeção de grande expansão.

3. Diversificação na carreira

O tutor EAD tem a oportunidade de diversificar sua carreira. Ele não precisa atuar apenas nas instituições de ensino convencionais, como faculdades. Muitas empresas percebem que seus colaboradores precisam de qualificação, e por isso a educação corporativa está crescendo.

O tutor EAD pode trabalhar para essas empresas. Afinal, um colaborador que faz um curso elaborado para melhorar seu conhecimento técnico também pode precisar de acompanhamento, de ajuda para solucionar suas dúvidas e para cumprir o programa determinado.

4. Demanda durante todo o ano

Ao contrário das instituições que oferecem apenas ensino presencial, os cursos EAD empregam pessoas durante todo o ano. Muitos dos programas são flexíveis, ou seja, o aluno pode começar a qualquer momento. Portanto, ele precisará de assistência.

Assim, o tutor EAD pode conseguir uma recolocação no mercado em qualquer período do ano. Quem trabalha em escolas, por exemplo, sabe que a maioria das contratações só acontece no início de cada semestre.

5. Possibilidade de mudança rápida na carreira

O ingresso na função de tutor EAD também pode ser muito rápido. Para isso, o profissional só precisa concluir sua especialização na área e se candidatar nos processos seletivos das instituições de ensino.

6. Proximidade com a docência do Ensino Superior

Muitos educadores pensam em migrar para a docência do Ensino Superior. A tutoria EAD está relacionada com essa área e pode ser um passo tanto para conhecer as necessidades dos alunos quanto para ingressar em instituições.

Aliás, existem até mesmo cursos de pós-graduação que unem essas duas possibilidades. Um exemplo é a especialização em tutoria EAD e docência do ensino superior, que o profissional pode completar em 620 horas para ter duas opções diferentes de carreira.

Existem especializações em tutoria EAD que podem ser concluídas em um período que varia entre 3 e 6 meses. Portanto, desde que o indivíduo cumpra todos os requisitos acadêmicos, ele conquista seu título rapidamente e já começa a disputar as vagas disponíveis no mercado.

Entendeu qual é o papel e a importância do tutor EAD? Gostou da possibilidade de se especializar na função para completar a renda ou até mesmo dar uma guinada na sua carreira?

Então, não perca tempo! Acesse o nosso site, conheça o curso de pós-graduação em tutoria na educação a distância e prepare-se para aproveitar essa oportunidade!

tutor ead

:point_right: Talvez você também possa gostar:

Você conhece a modalidade de ensino 1:1? Descubra porque ela está se tornando uma tendência mundial!;

Dificuldades de aprendizagem: você está preparado para enfrentá-las na sala de aula?;

Mercado de trabalho: como conseguir recolocação?;

Docência no Ensino Superior: será que essa oportunidade é para você?;

Compartilhe

AVENIDA JOÃO FERREIRA PINTO, N°: 69 - SALA 106 BAIRRO: CENTRO, CIDADE: RESENDE - RJ, CEP: 27510-071.

(24) 3326 – 5281

faveniresende@gmail.com

Segunda a sexta: 14h as 20h / Nos sábados: 10h as 14h.